Precisa de ajuda?

Qual é o momento certo para contratar um seguro de vida?

Dicas 28/04/2023

Pode parecer clichê, mas a vida não é uma ciência exata. Por isso, quando surge a pergunta “qual é o melhor momento para contratar um seguro de vida?”, é difícil chegar a uma resposta pré-definida. Por exemplo, que um seguro de vida deve ser contratado com uma determinada idade ou, a partir de tal momento da sua vida. Esse modelo de seguro é tão mais amplo e por envolver um bem que vai muito além do material, que é a vida, qualquer momento pode ser o ideal para iniciar uma cobertura. 

O seguro de vida não é, por exemplo, como um seguro de automóvel, que você sabe qual é a hora certa de contratar: adquiriu um carro novo? Já pode contratar essa proteção. Ou seja, assim como muitos outros serviços, há uma sequência lógica de acontecimentos, que o fazem saber qual é o próximo passo. 

O seguro de vida, no entanto, já entra em outras áreas: a da proteção e a do planejamento. Como você estará vivendo daqui a 5 anos? E daqui 10 anos ou mais? Talvez você tenha inúmeros planos para a sua vida e da sua família, que envolvem desde as obrigações do dia a dia, como escola, saúde, refeições, viagens, entretenimento, entre tantas outras que fazem parte do cotidiano. Mas, você já parou para pensar nos imprevistos no meio dessa jornada? Eles estão contemplados em seus planos?

Uma das maiores prerrogativas do seguro de vida é justamente nesse sentido, é a possibilidade de se planejar para que, diante de qualquer imprevisto, seja possível proteger financeiramente os seus beneficiários por meio de uma apólice, sobretudo se você é o provedor. Nesse caso estamos, por enquanto, apenas considerando um exemplo de segurado, que seria uma pessoa casada, com filhos e que deixa de prover em caso de morte. 

Mas, o seguro de vida é muito mais vasto que isso, é importante em todas as fases da vida e configurações de família: com ou sem filhos; para pessoas solteiras, jovens ou mais velhos. Isso porque esse modelo de seguro não é direcionado apenas para casos de morte e a questão para contratá-lo não é somente “se você terá alguém para beneficiar ou não”, vai além.

Uma proteção durante a vida

O seguro de vida garante que sua família ficará protegida na sua ausência, mas, existem outros benefícios. Por exemplo, é possível personalizar alguns seguros de acordo com a sua necessidade, colocando a opção cobertura para doenças graves, incapacidade temporária, despesas médicas, resgate da apólice (modalidade de seguro resgatável) ou, ainda, por invalidez. Ou seja, o seguro de vida não é usado apenas em casos de morte, é possível utilizá-lo em vida e para diversas finalidades.

Se pensarmos em uma pessoa solteira e sem filhos, qual seria a vantagem em contratar um seguro de vida? Vamos supor que ela estaria protegida em casos de acidentes e possível invalidez; com cobertura para contratar cuidadores, tratamentos etc. Outra hipótese seria um segurado solteiro e com filhos, que por causa de uma doença grave fica temporariamente incapacitado de prover; um seguro de vida traz proteção e tranquilidade financeiramente nesses momentos de instabilidade. 

Para as mulheres, por exemplo, uma cobertura exclusiva em caso de diagnóstico de câncer, cujo pagamento de 50% do capital segurado, servirá para auxiliar no tratamento ou para utilizar como quiser (exceto para câncer de pele). 

Coberturas do seguro de vida

No momento de contratar um seguro você precisará ver o que mais se encaixa em seu estilo de vida, o que será importante para você. Inclusive, o capital segurado pode variar de R$ 30 mil a R$ 2 milhões, tudo irá depender de cálculos que levarão em consideração seus ganhos e suas despesas. 

As coberturas disponíveis são: básica (morte natural ou acidental); antecipação especial por doenças; invalidez permanente total ou parcial por acidente; diária por incapacidade temporária (DIT); majoração; despesas médicas, hospitalares ou odontológicas; e doenças graves. 

O seguro de vida é, portanto, uma das melhores decisões que você pode tomar acerca de seu planejamento futuro. Uma forma de estar seguro e tranquilo e a certeza que seus beneficiários também estarão protegidos. Se você quer mais informações, clique aqui e converse com um de nossos consultores. 


Acompanhe nas redes sociais

Central de atendimento