Precisa de ajuda?

Seguro de vida: conheça as principais razões e benefícios da contratação

Seguros 14/04/2023

É muito comum quando pensamos em seguro de vida imaginar apenas um dos seus benefícios: cobertura em caso de morte do segurado. E realmente essa é uma vantagem fundamental desse modelo de seguro. Mas, uma apólice de seguro de vida pode cobrir muito mais que isso. É uma decisão importante que pode proteger você e sua família financeiramente em momentos difíceis e inesperados. 

Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), apenas 15% da população brasileira tem seguro de vida. Para se ter uma ideia, nos EUA, 70% dos norte-americanos contam com esse tipo de cobertura; e no Japão e Coreia do Sul, esse número é ainda maior, alcançando 90% da população. Já deu para perceber que existe algo muito importante nessa contratação, não é? E isso envolve planejamento e proteção. Vamos falar um pouco mais sobre isso. Confira, a seguir, algumas das principais razões para contratar um seguro de vida:

Proteção financeira para a família: como já mencionamos, uma das razões mais comuns para contratar um seguro de vida é garantir que sua família esteja protegida financeiramente em caso de morte. Se você é o principal provedor de renda da família, o seguro de vida pode garantir que sua família tenha o dinheiro necessário para cobrir as despesas diárias, como moradia, comida e educação.

Cobertura de dívidas e despesas finais: outra razão que faz com que muitos queiram contratar um seguro de vida é a garantia que sua família tenha dinheiro suficiente para cobrir quaisquer dívidas ou despesas finais, como despesas médicas, funerais e impostos. Isso pode ajudar a aliviar o estresse financeiro que sua família pode enfrentar após sua morte.

Planejamento financeiro: além de fornecer proteção financeira, o seguro de vida também pode ser uma ferramenta valiosa no planejamento financeiro. Dependendo do tipo de seguro que você escolher, ele pode acumular valor em dinheiro ao longo do tempo, o que pode ser usado para ajudar a alcançar metas financeiras, como economizar para aposentadoria ou pagar por despesas futuras.

Tranquilidade de espírito: saber que você tem um seguro de vida pode trazer mais tranquilidade, uma vez que sua família estará protegida financeiramente. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, permitindo que você se concentre em outras áreas de sua vida.

Quais os principais benefícios do seguro de vida?

Além de garantir que sua família esteja protegida na sua ausência, o seguro de vida oferece, ainda, outros benefícios. Por exemplo, é possível personalizar alguns seguros de acordo com a sua necessidade, colocando a opção cobertura para doenças graves, incapacidade temporária, despesas médicas, resgate da apólice (se você precisar de assistência em casa ou carro, por exemplo) ou, ainda, por invalidez. Ou seja, o seguro de vida não é usado apenas em casos de morte, é possível utilizá-lo em vida e com diversas finalidades.

Além disso, em muitos casos, os pagamentos de indenização do seguro de vida são isentos de impostos, o que significa que – em caso de morte –  sua família receberá o valor total da apólice sem ter que pagar impostos sobre ele. Sem contar que, por ser personalizado, pode atender às suas necessidades específicas. Você pode escolher o valor da cobertura, o prazo do seguro e o tipo de seguro que melhor atenda às suas necessidades e orçamento. 

Agora que você já sabe mais sobre o seguro de vida, que tal fazer um orçamento e ver o que mais se encaixa no seu estilo de vida? Clique aqui para conversar com um de nossos consultores.


Acompanhe nas redes sociais

Central de atendimento