Precisa de ajuda?

Saúde Mental: entenda sua importância e como cuidar do seu bem-estar

Dicas 20/06/2023

Determinados períodos da vida podem ser repletos de frustrações, tristezas e problemas variados. Lidar com as adversidades do dia a dia é um grande desafio para muitos, e conseguir equilibrar as emoções é algo que merece atenção, para que se possa ter uma vida tranquila, feliz e produtiva. 

Tudo isso faz parte da saúde mental, que é conceituada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um estado de bem-estar mental. Isso significa que é necessário ter a habilidade de lidar com os mais diferentes momentos vivenciados. 

Considerando que a saúde mental interfere diretamente em todas as esferas da vida, é preciso cuidar dela antes mesmo do aparecimento de alguma doença ou transtorno.   

Ansiedade, estresse, dependências químicas e, principalmente, a depressão são algumas das condições mais comuns entre os brasileiros. É um problema que ganha grandes proporções conforme o seu desenvolvimento nas sociedades, inclusive na população mais carente.  

Uma saúde mental afetada traz prejuízos para as questões pessoais e profissionais de uma pessoa, que vai sentir os impactos na vida social, familiar, no estudo e trabalho. 

Este fato prejudica a produtividade e, conforme a dimensão, pode afetar o desenvolvimento do país como um todo. Visto isso, para investir no bem-estar e na qualidade da sua vida, algumas ações do dia a dia podem fazer grande diferença.

  • Dormir bem

A qualidade do sono interfere de modo muito intenso no bem-estar e no equilíbrio da saúde mental e física. Quem não dorme a quantidade necessária por dia, pode sofrer com irritabilidade, falta de concentração e problemas de memória. 

  • Fazer exercícios físicos

As atividades físicas são terapêuticas para qualquer questão relacionada à saúde mental. Além de beneficiar a condição física, são capazes de diminuir os sintomas de ansiedade, estresse e demais transtornos.

  • Alimentar-se bem

Se a alimentação está equilibrada, em consequência, o organismo funciona melhor. Uma dieta rica e balanceada tem o poder de contribuir para a memória, aumentar os níveis de energia, melhorar as funções cerebrais e, assim, ajudar na manutenção de uma boa saúde mental.   

  • Fazer terapias

Uma sessão com profissionais de saúde mental não deve ser procurada apenas quando algum problema se instala. Pelo contrário, as análises podem colaborar para que a pessoa consiga aprender a lidar com os sentimentos, emoções e sensações, evitando, assim, que sofra com algum transtorno mental decorrente. 

Mais saúde para uma vida melhor

Quem está com a saúde boa tem mais disposição para correr atrás dos sonhos e conquistá-los. Estar com a mente e o corpo em equilíbrio traz inúmeros benefícios para a vida de modo geral. E para tratar ou prevenir qualquer doença, é necessário ter o acompanhamento de especialistas na área e realizar exames e consultas periódicas. 

Sendo assim, os planos de saúde são grandes aliados para cuidar da saúde mental e física, além de oferecer locais de atendimento em caso de alguma urgência ou emergência. A Licita Seguros conta com seguros de saúde e planos de saúde, que podem ser adquiridos pela plataforma Meta Prevent. Entre em contato e faça uma cotação. 


Acompanhe nas redes sociais

Central de atendimento