Precisa de ajuda?

Como organizar as despesas fixas do mês

Finanças 07/02/2023

Ter uma vida financeira controlada e organizada é um fator que faz a diferença em diversos contextos da nossa vida. Saber os valores que entram e saem de nossa conta bancária é essencial para que se possa viver com tranquilidade, bem como fazer novos planos e identificar ações que possam estar prejudicando a nossa relação com o dinheiro.

 

O que caracteriza as despesas fixas?

Dentre as ações e estratégias para lidar com o dinheiro, está a organização das despesas fixas do mês, que são aquelas que têm a necessidade de serem pagas mensalmente. Além disso, elas têm valores similares, com poucas variações ao longo dos meses. 

 

São as contas que pagamos pelos serviços essenciais para a sobrevivência, bem-estar e qualidade de vida. Como exemplo, podemos citar contas de água, luz, telefone, condomínio, aluguel, plano de saúde, mensalidade de escola ou faculdade, parcela de carro, seguro auto , seguro de vida, entre outras desse tipo.

 

Esses são gastos previsíveis, mas que precisam de uma organização para que se possa ter ideia do contexto financeiro como um todo. Sendo assim, para melhor organizá-las e manter uma situação financeira saudável, é possível adotar algumas medidas no nosso dia a dia.

  • Reduzir gastos supérfluos

Pode parecer difícil, mas é possível diminuir os gastos sem afetar a qualidade de vida. Adotar prática de consumo consciente, seja de produtos no supermercado, de energia elétrica ou água, são formas de economizar. Além disso, também é válido pesquisar e avaliar a possibilidade de redução de valores pagos em determinados serviços, como planos de saúde, anuidade de cartões, serviços de assinatura, entre outros. 

  • Somar os gastos e as rendas mensais

Gastar mais do que se ganha é uma atitude que prejudica a saúde financeira como um todo. É um problema sério, que pode acarretar em endividamentos e muita dor de cabeça. Então, torna-se necessário levantar todas as informações financeiras, ou seja, o que se ganha e o que se gasta. 

  • Deixar uma reserva para emergências

Imprevistos acontecem e é preciso estar preparado para não ficar no vermelho nesses momentos. Sendo assim, reservar uma porcentagem do salário mensal para possíveis situações emergenciais pode ajudar a enfrentar as crises e situações adversas com mais serenidade, sem que haja grandes prejuízos na qualidade de vida. 

  • Não atrasar contas

Não pagar uma conta na data correta gera multas, encargos e juros. Por essa razão, manter a quitação das despesas mensais sempre em dia é essencial para não ter gastos desnecessários e outros problemas que vêm junto com os atrasos.

  • Utilizar aplicativos próprios

Com os recursos tecnológicos cada vez mais avançados, é possível atualmente contar com o auxílio de aplicativos de gerenciamento on-line. Além de oferecer inúmeras possibilidades de controle de gastos, é possível encontrar aplicativos confiáveis, funcionais e gratuitos. 

 

Educação financeira em prol de nova conquistas

Essa importância de um bom planejamento e organização financeira no dia a dia ganha uma proporção ainda maior quando se refere às tomadas de decisões, como a compra de um imóvel, veículo ou qualquer outro bem que se adquire a longo prazo. Portanto, ter uma boa organização das despesas fixas colabora de modo efetivo para a manutenção de uma relação saudável com o seu dinheiro, contribuindo assim para atingir novas metas. 


Acompanhe nas redes sociais

Central de atendimento