Precisa de ajuda?

16/05 – Dia Mundial de Conscientização sobre a doença celíaca – Dieta sem glúten continua como única conduta eficaz

News 16/05/2023

O mês de Maio é marcado pela campanha Maio Verde, que tem por objetivo conscientizar a população sobre os impactos da doença celíaca, e principalmente que os profissionais de saúde olhem com mais cuidado na investigação e diagnóstico precoce desta doença silenciosa.

O que é a doença celíaca? 

A doença celíaca é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, uma  proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e também em seus derivados.

É uma doença autoimune, onde ao consumir  alimentos que contém glúten as próprias células de defesa imunológica do portador da condição, agridem outras células do organismo, causando processos inflamatórios no intestino, podendo desencadear outros processos pela baixa imunidade.

Os principais sintomas são: 

– Presença de quadros de diarreia ou prisão de ventre crônica;

– Dores abdominais;

– Inchaço na barriga;

– Danos à parede intestinal;

– Falta de apetite;

– Baixa absorção de nutrientes;

– Osteoporose;

– Anemia;

– Perda de peso e desnutrição.

Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico é feito através de exames clínicos. Normalmente é realizada a dosagem no sangue dos anticorpos contra o glúten (IgA e IgG), porém o mais importante é a biópsia de duodeno para verificação de possíveis alterações ou a presença de inflamações. É um diagnóstico difícil de ser fechado, e deve ser persistido pelos profissionais da saúde.

Há tratamento? 

A doença celíaca não tem cura, e o tratamento existe para amenizar seus efeitos a fim de que o paciente possa ter qualidade de vida. Alterações na dieta, com a exclusão total do glúten, é a única maneira de reduzir ou desaparecer os sintomas. A maior dificuldade encontrada pelos pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares, e o risco de contaminação cruzada. A maioria dos alimentos não contém glúten, mas a manipulação sem padrões de cuidados (até mesmo em casa) podem sofrer contaminação com talheres, utensílios e outros alimentos que sejam embalados em uma máquina contaminada. Uma vez desaparecidos os sintomas, não quer dizer que a cura foi alcançada, pois é uma doença silenciosa e pode levar a outras complicações graves.

A Meta Prevent apoia o movimento Maio Verde e a busca abrangente de dietas mais inclusivas. 

E se você quer ter mais tranquilidade e comodidade para cuidar da sua saúde, conheça nossas opções de Planos de Saúde.  


Acompanhe nas redes sociais

Central de atendimento