Precisa de ajuda?

Maio Amarelo: Entenda o que é e qual sua importância

News 19/05/2023

O mês de Maio é marcado por diversas campanhas de conscientização, como o Maio Verde, que busca conscientizar a população sobre a doença celíaca e também o Maio Amarelo, sobre a segurança no trânsito. 

Acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes em todo mundo, sendo o Brasil, o terceiro colocado no ranking mundial de mortes por acidentes de trânsito. E no nosso país, anualmente, são cerca de 200 mil sobreviventes com sequelas que precisarão de cuidados que podem ser necessários pelo resto da vida. 

O que é o Maio Amarelo? 

Lançado em 2014, o Movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção sobre os altos índices de acidentes de trânsito e a necessidade urgente de reduzi-los. 

O Observatório Nacional de Segurança Viária foi o responsável pelo lançamento da campanha, que foi elaborada com o intuito de alertar as pessoas sobre os perigos do trânsito e também orientar como diminuir o número de acidentes. 

Estão envolvidos no movimento, o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

Quais iniciativas auxiliam a melhorar a paz no trânsito? 

De um modo geral, é preciso adotar comportamentos seguros, respeitando e cumprindo as leis de trânsito, como por exemplo, respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar sempre o cinto de segurança e estar atento às condições gerais da via e também aos demais veículos.

A  Organização Mundial da Saúde (OMS), ressalta também que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos enquanto sociedade, portanto, não apenas dos motoristas, mas também é um dever de pedestres, ciclistas e motociclistas. 

É sempre importante destacar que o bem mais importante é a vida e preservá-la, é um ato de amor e empatia. 

Quer ficar ainda mais seguro no trânsito? Conheça nossas opções de Seguro Auto e tenha mais tranquilidade para dirigir


Acompanhe nas redes sociais

Central de atendimento