Precisa de ajuda?

Como se organizar financeiramente para realizar o pagamento de um seguro

Dicas 31/08/2022

Por Licitaseg Corretora de Seguros: Qualquer tipo de seguro é uma proteção indispensável nas mais diferentes situações, diante da exposição de riscos que permeiam o dia a dia da sociedade como um todo, seja no cotidiano de pessoas físicas ou jurídicas. No entanto, nem sempre há uma parcela da renda disponível para tal investimento, inclusive no cenário econômico atual, com altas taxas de juros e preços elevados em todos os segmentos do mercado. 

É preciso, portanto, muito cuidado e atenção para criar uma organização financeira e, assim, fugir das dívidas, manter uma tranquilidade em relação aos números da conta bancária e criar uma reserva suficiente para colocar os planos em prática, inclusive, para a contratação de seguros.

Trata-se de uma forma de construir uma relação inteligente com o dinheiro, organizando as rendas de forma a não se perder com os valores que entram e saem. Nesse contexto, pequenos costumes podem ganhar grandes proporções na questão da organização financeira. Confira algumas ações que você pode adotar:

Registrar os ganhos e as despesas

Ao anotar os valores que se recebe e gasta, é possível controlar todos os gastos e, assim, ter uma visão geral de como você está manuseando o seu dinheiro, como ele está sendo distribuído e no que ele está sendo mais aplicado. Essa organização pode ser feita de diversas maneiras, desde em um caderno próprio, com papel e caneta, até em planilhas no computador ou em aplicativos de celulares próprios para isso.

Identificar as prioridades

Assim que você passa a fazer o registro do trajeto que o dinheiro faz em suas mãos, é mais fácil para observar o que é mais importante e, assim, descartar os gastos desnecessários, otimizando o seu relacionamento com a renda. Entende-se como prioridade os gastos extremamente necessários para a sua vida, como alimentação, saúde, educação, moradia, vestimenta, transporte, entre outros. 

Estabelecer objetivos

Todo mundo tem metas ao longo da vida, que variam de pessoa para pessoa e podem ser realizadas a longo, médio ou curto prazo. Comprar um carro, adquirir uma moradia, realizar uma viagem e até fazer um seguro para viver com mais tranquilidade, são alguns dos exemplos de objetivos de vida que podem ser beneficiados com uma boa organização financeira. Sendo assim, focar em tais metas na hora de manusear o dinheiro é um dos passos essenciais para uma boa organização financeira. 

Não atrasar contas e evitar cartões de crédito

O atraso de uma fatura ou boleto é sinônimo de juros, o que significa que a situação pode facilmente se transformar naquela “bola de neve” que deixa todos sem saída. Aliás, sempre que possível, o pagamento à vista é a melhor opção, considerando que o cartão de crédito abre portas para compras compulsivas e ao descontrole dos gastos.

Utilize a tecnologia para facilitar a organização financeira

Em um mundo com cada vez mais recursos tecnológicos, o relacionamento das pessoas com o dinheiro não poderia ficar de fora. Atualmente, há sites, aplicativos e plataformas próprias que auxiliam no controle do dinheiro e na organização financeira como um todo, proporcionando uma melhor visualização da movimentação dos valores, o que facilita a criação de uma reserva para ser investida em seguros.

E, se você já tem algum tipo de seguro, saiba que há diversas alternativas neste setor para aperfeiçoar o processo de pagamento das parcelas, tais como plataformas com QRCODE para a emissão de boletos, acesso para regularizações, entre outras questões. É possível perceber, portanto, que manter uma organização financeira aumenta as chances de poder desfrutar dos diversos benefícios que os seguros oferecem.


Acompanhe nas redes sociais

Central de atendimento