Precisa de ajuda?

Cigarros Eletrônicos: o que são e porque são prejudiciais à saúde

News 06/06/2023

Cada vez mais comum entre os jovens, os cigarros eletrônicos ganharam popularidade nos últimos anos, apesar de seu uso ser proibido no Brasil. Também conhecidos como “dispositivos eletrônicos para fumar” (DEFs), são vaporizadores, que funcionam de modo a aquecer um líquido e, a partir disso, liberar um aerossol. No vapor que se origina, há inúmeras substâncias nocivas, como solventes, aromatizantes e nicotina.

Esse é um dispositivo que vem ocupando, cada vez mais, o lugar dos cigarros tradicionais. Tanto é que, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN), no ano de 1989 a porcentagem de fumantes era de 34,8% e em 2021, o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, apontou que esta parcela da população diminuiu para 9,1%.

Já em relação aos DEFs, os estudos mostram o aumento do uso, como os dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel), por exemplo, que revelaram que entre as pessoas de 18 a 24 anos de idade, uma a cada cinco fazem o uso dos cigarros eletrônicos.

Malefícios à saúde

Diante dos dados, é preciso salientar como os DEFs podem trazer riscos ao organismo. Nesse contexto, engana-se quem acredita no mito de que eles fazem menos mal para a saúde que outros tipos de cigarro. Mesmo diante de produtos que garantem não haver nicotina na sua composição, as outras substâncias presentes no vapor são igualmente prejudiciais, tais como aldeídos, metais voláteis, glicerina, entre outros.

Isso quer dizer que os usuários dos cigarros eletrônicos estão expostos a riscos similares aos fumantes tradicionais. Ao entrar no organismo, as substâncias aumentam a pressão sanguínea, contraindo os vasos e, ao longo do tempo, afetam muitos órgãos. Dentre os principais problemas de saúde que podem ser ocasionados, estão as doenças cardiovasculares e respiratórias, além de aumentar os riscos do desenvolvimento de cânceres e a maior ocorrência de infarto e acidente vascular cerebral.

Além disso, estudos sugerem que as substâncias também podem gerar significativas alterações nas mucosas bucais, aumentar o risco do desenvolvimento de diabete e o surgimento de cáries. Isso devido à grande quantidade de açúcares nos líquidos utilizados, que se apresentam com diversos sabores e aromas. 

Por mais saúde e dias tranquilos

Quando o assunto é a nossa qualidade de vida, quanto mais cuidado, melhor. Além de ficar longe dos cigarros eletrônicos ou dos tradicionais e ter hábitos saudáveis, um bom plano de saúde é mais um adendo para que a vida seja longeva e feliz. E para assegurar que a sua saúde esteja sempre em boas mãos, encontre os planos de saúde disponíveis na LicitaSeguros pela plataforma Meta Prevent, que oferecem a cobertura de atendimento em uma vasta quantidade de clínicas, hospitais, médicos e laboratórios. 

E se você tem uma empresa, seja de qualquer tipo ou tamanho, há planos que podem suprir todas as necessidades dos beneficiários. Com a Meta Prevent, é possível realizar internamentos, cirurgias, exames e consultas, inclusive o atendimento de urgência e emergência. Entre em contato, faça uma cotação e coloque a sua saúde em primeiro lugar.  


Acompanhe nas redes sociais

Central de atendimento